Pular para o conteúdo principal

Rede Super FM

Rede Super FM G1

Rede Super FM G1

Rede Super Rádio Brasil

Rede Super Rádio Brasil

A volta de Trump à Casa Branca e o futuro da política internacional

      A volta de Trump à Casa Branca e o futuro da política internacional


Por Fernanda Brandão, coordenadora de Relações Internacionais da Faculdade Mackenzie Rio


Fernanda Brandão, coordenadora de Relações Internacionais da Faculdade Mackenzie Rio - Divulgação Faculdade Mackenzie Rio


Após uma corrida eleitoral acirrada, com as pesquisas de opinião indicando um empate técnico entre o candidato republicano e ex-presidente Donald Trump, e a candidata republicana e atual vice-presidente Kamala Harris, a vitória de Donald Trump está praticamente confirmada. Há expectativa de que Kamala Harris se pronuncie ainda nesta quarta-feira e ligue para Donald Trump, reconhecendo a vitória do adversário político. A apuração dos votos até o momento aponta para uma maioria republicana no senado e uma possível maioria republicana na câmara, o que criaria um cenário de menos atritos políticos na condução da política de um governo Trump.


O mundo todo acompanha com atenção os resultados das eleições americanas, uma vez que o lugar de proeminência que os EUA ocupam no cenário internacional fazem com que as decisões políticas no país tenham impactos e desdobramentos em diferentes partes do globo. A eleição de Donald Trump traz consigo um projeto específico de país e de engajamento com a política internacional.


O slogan de Trump, “Make America Great Again”, ou “fazer a América grande de novo”, aponta para a crença de que o engajamento global dos Estados Unidos seja um dos motivos para seu declínio. Trump acredita que a redução dos compromissos internacionais dos Estados Unidos, incluindo em questões de segurança, e a adoção de  políticas comerciais protecionistas, revertendo a tendência de liberalização internacional do comércio predominante desde o fim da Segunda Guerra Mundial, serão  fundamentais para reafirmar a preponderância americana no âmbito internacional.


A hegemonia ou dominância dos EUA teve início no pós Segunda-Guerra Mundial inaugurando uma era de promoção da liberalização econômica internacional acompanhada da formação de organizações e instituições internacionais multilaterais voltada para a discussão dos temas da política internacional com o objetivo de  promover a cooperação entre os países, e um arranjo de segurança sustentado pela aliança militar com a Europa e com o comando dos comuns, ou a presença militar americana em diferentes partes do globo através do comando dos espaços aéreo, espacial e naval. Desde então, os volumes de transações de bens e capitais aumentaram progressivamente e ao longo dessa jornada os EUA se consolidaram como a maior economia do mundo e a maior potência em poder militar. O fim da União Soviética, no início dos anos 1990, reforçou e ampliou o espaço de influência americano sobre a política internacional.


O projeto de Trump para os Estados Unidos coloca em xeque os principais elementos que sustentaram a legitimidade da liderança americana no cenário internacional até o momento. Trump é grande crítico das organizações internacionais e em seu termo anterior como presidente atuou de forma a enfraquecer o apoio americano a elas. Já em termos de comércio Trump promete a aplicação de tarifas de importação contra a China e contra outros países que utilizam outras moedas que não o dólar em suas transações internacionais (um recado principalmente para os países BRICS) o que teria impactos sobre o custo de vida para os cidadãos americanos e sobre os fluxos de comércio internacionais podendo afetar negativamente os principais parceiros comerciais dos Estados Unidos e também o Brasil. Em termos de segurança, Trump desde seu primeiro termo como presidente, faz duras críticas ao engajamento americano com a OTAN e afirma que reduzirá o envio de contribuição e ajuda ao esforço de guerra na Ucrânia, sinalizando para seus aliados que os Estados Unidos não são mais um parceiro confiável em questões de segurança como foram até o momento. Assim, o futuro do conflito na Ucrânia e da própria OTAN, a principal aliança militar no mundo hoje, coloca-se sob questionamento.


Trump acredita que ao olhar para dentro e reduzir seus compromissos internacionais será capaz de reforçar a preponderância americana no cenário internacional. O que o provável presidente eleito ignora é que esses compromissos internacionais sustentaram a legitimidade de uma ordem internacional centrada nos Estados Unidos e coibiu a ação expansionista de outras potências. Além disso, a prosperidade econômica americana foi resultado da expansão do mercado internacional através da progressiva liberalização do comércio e dos fluxos de capitais. A percepção do declínio relativo dos EUA frente a ascensão da China acompanhada da sistemática redução do engajamento dos EUA com a manutenção da ordem internacional pode criar um cenário favorável para a ação de potências insatisfeitas com a ordem internacional ao invés de coibir a atuação delas. O que a eleição de Trump aponta para a política internacional é de um cenário de crescente tensão, competição e incerteza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fabrício Klein Advocacia é reconhecido como Referência Nacional em Advocacia e Justiça 2024 pela ANCEC

  Fabrício Klein Advocacia é reconhecido como Referência Nacional em Advocacia e Justiça 2024 pela ANCEC Prêmio é uma das mais respeitadas homenagens conferidas a empresas e personalidades brasileiras O escritório  Fabrício Klein Advocacia  foi agraciado com o prestigiado Selo Ouro Referência Nacional em Advocacia e Justiça 2024, concedido pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação ( ANCEC ). Este reconhecimento celebra a excelência e o comprometimento do escritório com a ética, qualidade e impacto no cenário jurídico brasileiro. O Selo Ouro, mantido pela ANCEC desde 2014, é uma das mais respeitadas homenagens conferidas a empresas e personalidades que se destacam em diversos segmentos no Brasil, como a cultura, o empreendedorismo e a justiça. Já foram premiadas com o mesmo selo organizações de renome, como Cerpa, Ypê e Bacalhau Bom Porto, todas elas, foram destaque pela sua contribuição para o desenvolvimento de seus setores nas regiões do país onde...

Empresa de cosméticos da Gloria Pires lança Óleo Glorioso, produto natural com ativos da Amazônia

    Empresa de cosméticos da Gloria Pires lança Óleo Glorioso, produto natural com ativos da Amazônia Com ativos como o mulateiro e óleos orgânicos, o novo produto da Bemgloria promete aumentar a vitalidade da pele, além de agir na cicatrização e regeneração celular São Paulo, novembro de 2024 -  A Bemgloria, empresa da Gloria Pires focada em cosméticos veganos para cabelo e rosto, feitos a partir de ativos da Amazônia, acaba de lançar seu mais novo produto: o  Óleo Glorioso . Desenvolvido com uma fórmula inovadora e repleta de ingredientes naturais, ele promete regenerar a pele, combater sinais de envelhecimento e promover hidratação profunda,  tudo isso de forma ética e sustentável. Gloria Pires, fundadora da empresa, explica que o lançamento é uma continuidade do compromisso da marca em valorizar a biodiversidade amazônica e oferecer soluções de cuidados com a pele que respeitam o meio ambiente. O destaque da fórmula do Óleo Glorioso é o Mulateiro, ativo amaz...

Com nova data, Jogo Comemorativo Neymar Jr. e Loovi será ampliado e ganha reforços na Vila Belmiro

          Com nova data, Jogo Comemorativo Neymar Jr. e Loovi será ampliado e ganha reforços na Vila Belmiro   Evento com presença de Neymar Jr. acontece dia 17 de junho e será transmitido ao vivo pelo Flow Podcast O  Jogo Comemorativo Neymar Jr. e Loovi , inicialmente marcado para 10 de junho, foi reagendado para a próxima terça-feira, 17 de junho, às 18h, na Vila Belmiro, em Santos (SP). A mudança ocorre após o atleta Neymar Jr. testar positivo para COVID-19 na última semana. Em repouso e em tratamento, o craque estará presente na nova data, mas não participará da partida como jogador, acompanhando o evento do banco de reservas.   Com o reagendamento, a Loovi aproveitará a nova data para ampliar o evento e trazer ainda mais nomes e convidados do esporte, da música, do entretenimento e das redes sociais, transformando a celebração em uma experiência ainda mais relevante e diversa. A lista atualizada dos convocados será divulgada nos próximos dias...