Pular para o conteúdo principal

Rede Super FM

Rede Super FM G1

Rede Super FM G1

Rede Super Rádio Brasil

Rede Super Rádio Brasil

56% dos brasileiros entrevistados acreditam que a nomeação do novo Papa foi uma boa escolha

  56% dos brasileiros entrevistados acreditam que a nomeação do novo Papa foi uma boa escolha


Filme Conclave impactou o interesse de 88% dos espectadores sobre o tema


Foto: Vatican News


No final de 2024, o filme Conclave estreou mundialmente, levando o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. O que ninguém esperava é que, em abril deste ano, com a morte do Papa Francisco, a trama ganharia uma versão real, disparando a audiência do filme. A Sherlock Communications, agência de comunicação líder na América Latina, realizou uma pesquisa com 470 brasileiros para entender a sua percepção sobre o tema.


Dois terços (64%) dos entrevistados assistiram ao filme, impactando no interesse pelo tema de 88% dos espectadores. 32% ainda disseram que o filme despertou sua curiosidade sobre como os papas são escolhidos e 25% dos que assistiram afirmaram que a obra os ajudou a entender melhor o funcionamento da votação, com 31% passando a acompanhar de perto as notícias sobre o conclave.


Em relação ao processo de votação, mais da metade dos brasileiros entrevistados (51%) gostaria de saber quais qualidades são consideradas essenciais em um novo Papa, enquanto 49% disseram ter curiosidade sobre como os cardeais chegam à decisão final. Outros dados chamam a atenção: 44% querem saber como o Papa escolhe seu nome, 30% quais cerimônias acontecem durante o conclave, 24% se os cardeais realmente ficam sem contato com o mundo exterior, 21% se podem votar em si mesmos e 13% sobre o que os cardeais comem e onde dormem. Já 7% disseram não ter interesse no assunto.


Quando questionados se a nomeação do Papa foi uma boa escolha, para mais da metade (56%) dos entrevistados, a resposta foi afirmativa, enquanto 27% disseram preferir esperar para ver como será o papado antes de tomar uma posição. Dentre as opiniões, 5% estavam torcendo para outro cardeal, e 2% acham que não foi uma boa escolha.


O nome “Leão”, escolhido pelo Papa, também gerou reações. A escolha é um ato simbólico e pode indicar mudanças, representando as intenções e o perfil do pontífice. Para 41% dos entrevistados, a escolha do nome foi interessante e gerou curiosidade sobre o motivo; outros 36% disseram que gostaram e parece ser um significado respeitoso, enquanto 7% não gostaram, por ser um nome antiquado e difícil de se identificar.


Sobre os critérios que deveriam pesar na escolha de um novo Papa, a pesquisa revelou que 50% dos entrevistados gostariam que a Igreja levasse em consideração uma personalidade humilde. Já 39% apontaram a importância de uma visão de mundo global e a preocupação com países menos desenvolvidos. Outros 25% mencionaram a importância de um histórico de trabalho com pobres, 21% destacaram a consciência ambiental e ações contra as mudanças climáticas, enquanto 18%  gostariam de ver alguém comprometido com a modernização da Igreja.


“A pesquisa, inicialmente, nos mostra que o cinema, quando se conecta com a realidade, tem um papel poderoso. O aumento do interesse dos brasileiros pelo conclave desperta curiosidade e debate público.A expectativa agora é compreender como a audiência irá reagir aos próximos passos do novo líder da Igreja Católica”, diz Patrick O’Neill, sócio e co-fundador da Sherlock Communications.


Outros dados relevantes:

  • Quando questionados sobre qual nome escolheriam para o Papa: 13% citaram Francisco, 7% João Paulo e 6% Pedro.

  • 36% dos entrevistados responderam que não assistiram ao filme ou não se interessam pelo tema;

  • 3% não sabiam que um novo Papa havia sido escolhido;

  • 20% dos entrevistados gostariam que a igreja levasse em consideração um Papa com perfil conservador e tradicional, enquanto 15% quiseram um Papa com um perfil mais liberal.

 

Metodologia


A pesquisa foi conduzida pela Broadminded, a unidade de pesquisa da Sherlock Communications, no dia  8 de maio de 2025, e leva em conta a resposta anônima de 470 pessoas adultas no Brasil, por meio de um questionário online.


Sobre a Sherlock Communications


A Sherlock Communications (www.sherlockcomms.com) é uma agência de comunicação multipremiada na América Latina. Com sede em São Paulo, a empresa também está presente em Lima, Bogotá, Santiago, Cidade do México, Buenos Aires, San José, Cidade do Panamá, Cidade da Guatemala e Rio de Janeiro. Com uma equipe multidisciplinar e totalmente bilíngue, nossa missão é ajudar as empresas a preencher a lacuna comercial e cultural entre os mercados latino-americanos e estrangeiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fabrício Klein Advocacia é reconhecido como Referência Nacional em Advocacia e Justiça 2024 pela ANCEC

  Fabrício Klein Advocacia é reconhecido como Referência Nacional em Advocacia e Justiça 2024 pela ANCEC Prêmio é uma das mais respeitadas homenagens conferidas a empresas e personalidades brasileiras O escritório  Fabrício Klein Advocacia  foi agraciado com o prestigiado Selo Ouro Referência Nacional em Advocacia e Justiça 2024, concedido pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação ( ANCEC ). Este reconhecimento celebra a excelência e o comprometimento do escritório com a ética, qualidade e impacto no cenário jurídico brasileiro. O Selo Ouro, mantido pela ANCEC desde 2014, é uma das mais respeitadas homenagens conferidas a empresas e personalidades que se destacam em diversos segmentos no Brasil, como a cultura, o empreendedorismo e a justiça. Já foram premiadas com o mesmo selo organizações de renome, como Cerpa, Ypê e Bacalhau Bom Porto, todas elas, foram destaque pela sua contribuição para o desenvolvimento de seus setores nas regiões do país onde...

Empresa de cosméticos da Gloria Pires lança Óleo Glorioso, produto natural com ativos da Amazônia

    Empresa de cosméticos da Gloria Pires lança Óleo Glorioso, produto natural com ativos da Amazônia Com ativos como o mulateiro e óleos orgânicos, o novo produto da Bemgloria promete aumentar a vitalidade da pele, além de agir na cicatrização e regeneração celular São Paulo, novembro de 2024 -  A Bemgloria, empresa da Gloria Pires focada em cosméticos veganos para cabelo e rosto, feitos a partir de ativos da Amazônia, acaba de lançar seu mais novo produto: o  Óleo Glorioso . Desenvolvido com uma fórmula inovadora e repleta de ingredientes naturais, ele promete regenerar a pele, combater sinais de envelhecimento e promover hidratação profunda,  tudo isso de forma ética e sustentável. Gloria Pires, fundadora da empresa, explica que o lançamento é uma continuidade do compromisso da marca em valorizar a biodiversidade amazônica e oferecer soluções de cuidados com a pele que respeitam o meio ambiente. O destaque da fórmula do Óleo Glorioso é o Mulateiro, ativo amaz...

Com nova data, Jogo Comemorativo Neymar Jr. e Loovi será ampliado e ganha reforços na Vila Belmiro

          Com nova data, Jogo Comemorativo Neymar Jr. e Loovi será ampliado e ganha reforços na Vila Belmiro   Evento com presença de Neymar Jr. acontece dia 17 de junho e será transmitido ao vivo pelo Flow Podcast O  Jogo Comemorativo Neymar Jr. e Loovi , inicialmente marcado para 10 de junho, foi reagendado para a próxima terça-feira, 17 de junho, às 18h, na Vila Belmiro, em Santos (SP). A mudança ocorre após o atleta Neymar Jr. testar positivo para COVID-19 na última semana. Em repouso e em tratamento, o craque estará presente na nova data, mas não participará da partida como jogador, acompanhando o evento do banco de reservas.   Com o reagendamento, a Loovi aproveitará a nova data para ampliar o evento e trazer ainda mais nomes e convidados do esporte, da música, do entretenimento e das redes sociais, transformando a celebração em uma experiência ainda mais relevante e diversa. A lista atualizada dos convocados será divulgada nos próximos dias...