Pular para o conteúdo principal

Rede Super FM

Rede Super FM G1

Rede Super FM G1

Rede Super Rádio Brasil

Rede Super Rádio Brasil

Zambelli presa na Itália: por que ela pode não voltar ao Brasil tão cedo

     Zambelli presa na Itália: por que ela pode não voltar ao Brasil tão cedo


A deputada foragida foi capturada em Roma, mas o caminho de volta pode levar meses, se é que vai acontecer


(Foto: Lula Marques/Agência Brasil)


A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa pelo governo italiano nesta terça-feira, em Roma. Foragida desde junho, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) a condenou a dez anos de cadeia por hackear os sistemas do Conselho Nacional de Justiça, a deputada agora enfrenta uma batalha jurídica que pode se arrastar por anos.


Apesar da prisão, Zambelli não deve desembarcar no Brasil tão cedo. "As pessoas acham que é simples: prendeu, já vem. Não é assim que funciona. O processo de extradição tem uma maratona burocrática que pode durar anos", explica a advogada Jacqueline Valles, Mestre em Direito Penal.


Primeiro, o Brasil precisa fazer o pedido formal. Depois, os italianos vão verificar se existe tratado entre os países (existe), se as leis coincidem e se os direitos humanos de Zambelli foram respeitados. "Primeiro, os italianos checam se todo processo está adequado. Na segunda fase, vem a comparação das leis. Aqui também não deve ter problema, já que a Itália não extradita quando há risco de pena de morte ou prisão perpétua - e esse não é o caso de Zambelli", detalha Jacqueline.


Depois, os juízes italianos vão dissecar cada vírgula do processo brasileiro para ver se tudo ocorreu de forma adequada, se a deputada teve direito de defesa e se a sua condenação não foi fruto de uma perseguição política.


Jacqueline acredita que este será o argumento da defesa da deputada: alegar perseguição política contra apoiadores do ex-presidente Bolsonaro. "Ela vai dizer que estava apenas defendendo o ex-presidente, que não cometeu crime nenhum e que o Brasil persegue opositores do PT. A Itália possui uma política rígida de não extraditar indivíduos condenados por crimes de natureza política. Caso Zambelli consiga demonstrar às autoridades judiciais italianas que sua condenação teve motivação política, ela poderá permanecer na Itália", avalia a especialista.


Drª Jacqueline


O fator tempo na disputa judicial


Processos de extradição similares levaram entre dois e três anos para conclusão. Durante este período, Zambelli permanece em território italiano para organizar sua defesa. Caso a Justiça italiana aceite os argumentos da Justiça brasileira, reconheça a legitimidade da condenação e autorize a extradição, Zambelli retornaria ao Brasil para cumprir a pena de dez anos. Se a Itália entender que a deputada foi vítima de uma perseguição, ela permaneceria no país como refugiada política.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fabrício Klein Advocacia é reconhecido como Referência Nacional em Advocacia e Justiça 2024 pela ANCEC

  Fabrício Klein Advocacia é reconhecido como Referência Nacional em Advocacia e Justiça 2024 pela ANCEC Prêmio é uma das mais respeitadas homenagens conferidas a empresas e personalidades brasileiras O escritório  Fabrício Klein Advocacia  foi agraciado com o prestigiado Selo Ouro Referência Nacional em Advocacia e Justiça 2024, concedido pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação ( ANCEC ). Este reconhecimento celebra a excelência e o comprometimento do escritório com a ética, qualidade e impacto no cenário jurídico brasileiro. O Selo Ouro, mantido pela ANCEC desde 2014, é uma das mais respeitadas homenagens conferidas a empresas e personalidades que se destacam em diversos segmentos no Brasil, como a cultura, o empreendedorismo e a justiça. Já foram premiadas com o mesmo selo organizações de renome, como Cerpa, Ypê e Bacalhau Bom Porto, todas elas, foram destaque pela sua contribuição para o desenvolvimento de seus setores nas regiões do país onde...

Empresa de cosméticos da Gloria Pires lança Óleo Glorioso, produto natural com ativos da Amazônia

    Empresa de cosméticos da Gloria Pires lança Óleo Glorioso, produto natural com ativos da Amazônia Com ativos como o mulateiro e óleos orgânicos, o novo produto da Bemgloria promete aumentar a vitalidade da pele, além de agir na cicatrização e regeneração celular São Paulo, novembro de 2024 -  A Bemgloria, empresa da Gloria Pires focada em cosméticos veganos para cabelo e rosto, feitos a partir de ativos da Amazônia, acaba de lançar seu mais novo produto: o  Óleo Glorioso . Desenvolvido com uma fórmula inovadora e repleta de ingredientes naturais, ele promete regenerar a pele, combater sinais de envelhecimento e promover hidratação profunda,  tudo isso de forma ética e sustentável. Gloria Pires, fundadora da empresa, explica que o lançamento é uma continuidade do compromisso da marca em valorizar a biodiversidade amazônica e oferecer soluções de cuidados com a pele que respeitam o meio ambiente. O destaque da fórmula do Óleo Glorioso é o Mulateiro, ativo amaz...

Com nova data, Jogo Comemorativo Neymar Jr. e Loovi será ampliado e ganha reforços na Vila Belmiro

          Com nova data, Jogo Comemorativo Neymar Jr. e Loovi será ampliado e ganha reforços na Vila Belmiro   Evento com presença de Neymar Jr. acontece dia 17 de junho e será transmitido ao vivo pelo Flow Podcast O  Jogo Comemorativo Neymar Jr. e Loovi , inicialmente marcado para 10 de junho, foi reagendado para a próxima terça-feira, 17 de junho, às 18h, na Vila Belmiro, em Santos (SP). A mudança ocorre após o atleta Neymar Jr. testar positivo para COVID-19 na última semana. Em repouso e em tratamento, o craque estará presente na nova data, mas não participará da partida como jogador, acompanhando o evento do banco de reservas.   Com o reagendamento, a Loovi aproveitará a nova data para ampliar o evento e trazer ainda mais nomes e convidados do esporte, da música, do entretenimento e das redes sociais, transformando a celebração em uma experiência ainda mais relevante e diversa. A lista atualizada dos convocados será divulgada nos próximos dias...